Conhecido por seus colegas de faculdade como apreciador de doces, balas e outras guloseimas, José de Ribamar, esse maranhense de São Luiz batizado com nome de santo, largou a faculdade de agronomia para se tornar Zeca Baleiro e dar um show de repertório com seu “vozeirão” associado a letras bem originais e ritmos diversos. Suas músicas permeiam pelo rock pesado, samba, embolada, balada, baião, reggae, pagode, blues etc, e muitas vezes têm associado a elas seu toque regional. Com seu trabalho, ganhou 5 discos de ouro (“Por Onde andará Stephen Fry?”, “Vô Imbolá”, “Líricas”, “Perfil” , “Raimundo Fagner e Zeca Baleiro”). Com o primeiro, lançado em 97, ganhou projeção ao participar do Acústico MTV da cantora Gal Costa. Devido à repercussão que teve a música que dá título a esse CD - inspirada em uma manchete de jornal na qual Stephen Fry teria saído de férias sem avisar - chegou a participar de uma entrevista com o ator londrino.
Em seus shows, Zeca procura interagir e até conversar com a plateia, seja tecendo comentários – com seu jeito irônico - sobre as músicas e até outros fatos que lhe vêm à cabeça - ou promovendo também enquetes no momento em que chama de ”concurso cultural”. E não pode faltar uma premiação, é claro. Quando veio em sua turnê com o disco Concerto (2010) no Teatro Guaíra, o artista desceu do palco e serviu uma taça de vinho ao ganhador do concurso “verso mais infame da música brasileira”, que foi eleito por Zeca ao citar um verso estranho de uma música da banda IRA! - “Agora estou a fim/ De ficar entre os seus rins...”. Atualmente Zeca escreve mensalmente em sua coluna na revista Isto É e até já lançou um livro “Bala na agulha – reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras”, que reúne textos sobre música, literatura, cinema, religião, comportamento e gastronomia e inclui até algumas memórias de sua infancia e adolescencia.
Indicação de melhores discos: Por onde Andará Stephen Fry? (1997), Líricas (2000), Raimundo Fagner e Zeca Baleiro (2003), Baladas do Asfalto e Outros Blues (2005) e Concerto (2010).
Seleção de músicas:
Seleção de músicas: